top of page

O que é? 

O Sarin, também conhecido como GB, é um químico que não existe na Natureza.

Fabricado pelo Homem.

É comummente utilizado em guerras por ser extremamente tóxico e atuar rapidamente. É classificado como “agente dos nervos” pela sua ação rápida e altamente tóxica.

O seu mecanismo de ação e efeitos nocivos são similares aos organofosforados – um tipo de insecticida, no entanto o Sarin tem efeitos muito mais potentes que os pesticidades organofosforados.

 

O Sarin é um composto que no seu estado puro, no estado líquido, é incolor, inodoro e insípido. Também pode evaporar aumentando a sua perigosidade ambiental e humana na forma de gás. [1]

 

           

             

Classificação Farmacológica 

 

- Agente químico de guerra:

Químico usado para causar destruição, doenças e morte em humanos durante situações de guerra.

 

- Inibidores das colinesterases:

Xenobiótico que inibe colinesterases. A acetilcolina, neurotransmissor, é rapidamente hidrolisado e daí inativado pelas colinesterases. Quando estas são inibidas, a ação da acetilcolina endógena é potenciada, nas sinapses colinérgicas. Os Inibidores das colinesterases são largamente utilizados na clinica pelo seu poder potenciador colinérgico em diversos sistemas do organismo. [11]

Propriedades Físicas e Químicas

O Sarin é um agente que no seu estado líquido é incolor e transparente à luz.

 

É também inodoro e não tem sabor o que aumenta a sua perigosidade, visto que é miscível com a água, tornando, assim, a sua deteção visual mais difícil.

 

É um dos mais tóxicos e perigosos químicos usados em situações de guerra. [12]

Tabela 1: Propriedades Físicas e Químicas do Sarin [12]

Estrutura química do Sarin

[1] CDC | Facts About Sarin: https://emergency.cdc.gov/agent/sarin/basics/facts.asp (consultado a 11/05/2017)

[11] Sarin | Pharmacology and Biochemistry: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/sarin#section=Pharmacology-and-Biochemistry (consultado a 4/05/2017)

[12] Sarin (GB): Nerve Agent | NIOSH: https://www.cdc.gov/niosh/ershdb/emergencyresponsecard_29750001.html (consultado a 4/05/2017)

bottom of page